Construindo memórias

Alessandro Batistella.
Gervásio Lucas Annes, localizado na praça Tamandaré e inaugurado em 1920. | Foto: Alessandro Batistella

As pesquisas que visam a analisar a história local são fundamentais para que a sociedade possa conhecer um pouco mais sobre a sua própria história e, assim, refletir sobre questões como identidade, memórias em disputa, relações de poder, entre outros, contribuindo, assim, para a valorização e o respeito às diversidades étnicas, culturais, religiosas, etc”, explica.

O que significa memória e imagem?

“Num sentido comum, toda memória se funda em identidades de grupo: nossas lembranças vinculam-se a experiências numa vida em grupo — família, vizinhos, fábrica, escola, etc. Todo o social está inscrito na memória individual. A memória é entendida assim enquanto construção social. Se por um lado, a memória tem uma função de reforçar o sentimento de pertencimento dentro de uma comunidade, por outro tem também a função de marcar as fronteiras sociais, definindo diferenças, mesmo dentro de uma mesma sociedade. Por sua vez, toda imagem é um signo/significante, que terá os seus significados/significações”.

Trata-se do primeiro monumento edificado em Passo Fundo, em homenagem ao principal líder político do município no período. | Foto: Alessandro Batistella

O LAMOI contribui principalmente, por meio de entrevistas (utilizando a História Oral), nas pesquisas que têm como principal foco o tema da memória, que se liga do conceito de identidade, pois as memórias produzidas historicamente pelos diferentes grupos (sociais, étnicos, culturais, etc.) construíram representações de identidade que podem ser acessadas a partir de fontes diversas e passam a ser entendidas como registros das experiências humanas ao longo do tempo e que, na ação de rememorar, unem passado e presente, num processo de manutenção e reforço dos laços identitários dos grupos”.

“As histórias de vida, assim, acabam por criar uma identidade entre as pessoas, na medida em que as mesmas partilham diferentes estratégias e saberes diante de uma mesma realidade”, conclui.

--

--

Gaúcha e acadêmica de jornalismo. O resto é intenso demais para reduzir em descrições!

Love podcasts or audiobooks? Learn on the go with our new app.

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store